Situação de Aprendizagem
Texto - O avestruz
Fonte da imagem: www.papaleguaslanche.blogspot.com |
Gênero " Crônica Narrativa" - Elementos da Narrativa - Interpretação/Compreensão Textual
Nesta Situação de Aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero textual “crônica” e suas principais características; além disso, serão retomados os elementos da narrativa, no entanto, o foco estará na percepção do foco narrativo e na compreensão/interpretação do texto pelos alunos. Espera-se que, ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo, a narrativa com foco na 1ª. pessoa e que tenha compreendido o texto como um todo significativo.
Ano: 8º. Ano do Ensino Fundamental.
Tempo previsto: 06 aulas.
Conteúdos: conceito de crônica; retomada dos elementos da
narrativa (com ênfase no foco narrativo); leitura do texto “Avestruz”, de
Mario Prata; roteiro de perguntas e produção escrita.
Competências e habilidades: conhecer o gênero “crônica narrativa”,
identificar os elementos narrativos (ênfase no foco narrativo); interpretar
um texto pertencente ao gênero em estudo.
Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da narrativa;
leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo
as devidas intervenções.
Recursos: Cópia do texto; uso de datashow para
reprodução dos slides com o conteúdo das aulas e uso da sala de informática.
Avaliação: produção de um questionário e debate em sala.
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1º Passo: o professor
apresenta aos alunos o plano de aula contendo o tema (assunto) a ser trabalhado
durante a semana, os respectivos objetivos e o que será avaliado.
2º. Passo: para trabalhar o conceito de crônica, o professor, após
pesquisa, entrega para os alunos (em grupos) exemplares de jornais e revistas
e, em seguida, direciona os alunos para a leitura de um determinado texto, ou
seja, uma crônica. Nessa etapa, o grupo pode eleger um representante, que, após
a leitura com os colegas do grupo, lerá o texto para toda a sala. Espera-se com
isso que os alunos obtenham as primeiras impressões a respeito do gênero
textual em estudo. Durante a leitura, o professor pode fazer intervenções
apontando os aspectos que julgar importante para as etapas seguintes. Por
exemplo: O que os textos têm em comum? Trata-se de textos longos ou curtos?
Eles são parecidos com outros gêneros textuais? E quanto à
estrutura?...
3º. Passo: apresentação do conceito de crônica e focalização dos
aspectos presentes nos textos lidos de acordo com a definição adotada e os
textos pré-selecionados pelo professor.
O que é Crônica:
Crônica é
uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem
cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que
significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração
curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do
periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos
relacionados à arte, ao esporte, à ciência, etc.
Os cronistas procuram descrever
os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos
fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse
estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística,
humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e
lírica.
Disponível em: < http://www.significados.com.br/cronica/>,
acesso em 29 de abril de 2013.
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4º. Passo: após esclarecer as possíveis dúvidas dos alunos, o professor
propõe a leitura da crônica Avestruz do autor Mário Prata. No
entanto, antes da leitura, o professor fala um pouco sobre a vida e obra do
autor a fim de despertar nos alunos o interesse por outros textos e obras do
autor em questão. O professor propõe que a primeira leitura seja individual e
pede aos alunos para lerem quantas vezes acharem necessárias e pede, também,
para que os mesmos registrem, caso seja necessário, os vocábulos e expressões
não conhecidas.
5º. Passo: neste momento, o professor retoma o conceito de gênero e
propõe aos alunos uma atividade de revisão dos elementos da narrativa,
estudados em anos anteriores, porém presentes no texto lido. Para isso, o
professor, a partir de um modelo explicativo, solicita aos alunos que preencham
um quadro de informações que deverá ser corrigido e discutido em seguida.
Aspecto
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História
analisada
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Foco narrativo
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1ª. ou 3ª. pessoa?
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Personagem
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Quais são?
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Enredo
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Quais os principais
acontecimentos da história, na sequência em que são apresentados?
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Tempo
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Quanto tempo a história parece
apresentar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?
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Espaço
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O que sabemos sobre os espaços
em que as personagens vivem as ações?
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6º. Passo: após a correção/discussão da atividade anterior, o professor
retoma a leitura do texto fazendo ele mesmo essa leitura. O objetivo agora é
fazer com que os alunos percebam cada detalhe do texto (pontuação, entonação,
sequência da narrativa...). Ao término da leitura, o professor procura, por
meio de perguntas, ativar o conhecimento de mundo dos alunos fazendo perguntas
como: Quem já viu um avestruz? Como ele é? Quem sabe como são seus hábitos?
etc.
7º. Passo: O professor apresenta para os alunos um questionário com
perguntas relacionadas ao texto. O objetivo aqui é fazer uma interpretação dos
acontecimentos narrados e de seus personagens. Dessa forma perguntas como: Por
que o garoto queria uma avestruz? Onde viviam as personagens da história? O que
eles eram? etc. são necessárias para o objetivo proposto.
8º. Depois de explorar tais aspectos, o professor deve aprofundar os
estudos na compreensão do texto. Percebe-se em sua construção que o autor faz
uso da descrição e do humor para caracterizar a avestruz. Assim, o professor
pode explorar a maneira como o autor descreveu o animal, quais as comparações
feitas e se são os não verdadeiras, se são possíveis ou não. Seria interessante
propor aos alunos uma pesquisa a respeito desse animal e seus hábitos.
9º. Em seguida, o professor pode explorar com os alunos por que o autor
usou os termos “menopausa”, “TPM” e “gigolô” no texto. Uma vez que tais
palavras causarão certa curiosidade aos alunos. É interessante fazer com que
eles discutam e cheguem a uma ou mais conclusões. No entanto, o professor deve
estar atento no direcionamento da discussão. Além dos termos mencionados, seria
interessante perguntar aos alunos o porquê de o menino gostar e querer criar em
casa animais tão distantes da realidade urbana? A produção de hipóteses expande
as possibilidades de interpretação, o que torna o texto mais rico.
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