sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sequência Didática - Crônica

Plano de Aula
Situação de Aprendizagem: Conto - narrativa.
Texto: “Pausa”, Moacyr Scliar.
 Carliane Barbosa Manso
Objetivos Gerais:
Espera-se que o aluno possa desenvolver a competência leitora e escritora, as habilidades através do reconhecimento das características do gênero “Conto”, ouvir textos narrativos, produzir contos, reconhecimento dos elementos da narrativa: tema, personagens, ação principal, espaço e tempo, narrativa em primeira ou terceira pessoa, e a estrutura do texto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Objetivos Específicos:
  • Trabalhar conceitos gramaticais;
  • Desenvolver a capacidade de analise das características da tipologia narrativa;
  • Aumentar a habilidade opinativa;
  • Desenvolver a habilidade de escrita de textos do gênero conto;
  • Analisar e identificar o gênero conto;
  • Interpretar e verificar os vários recursos utilizados pelo autor Moacyr Scliar;
  • Identificar aspectos e características do gênero;
  • Caracterizar o narrador do conto.
Público – Alvo: 7º e 8º  Ano.
Conteúdos:
  • Elementos da narrativa;
  • Leitura de narrativas;
  • Características do conto.
Tempo Previsto: 6 aulas.
Competências e Habilidades:
Entender os elementos da narrativa, reconhecer elementos da narrativa, analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
Estratégias:
  1. Dividir a classe em grupos e distribuir copia do conto para os grupos;
  2. Leitura feita entre os grupos e leitura em voz alta feita pelo professor, para melhor entendimento do texto;
  3. Localização de informações:
  • Título, autor, personagens, tempo, espaço, etc.
  • Análise do título;
  • Motivo que leva o personagem a sair todos os domingos de casa;
  • Mudança de nome (pseudônimo);
  • Análise de personagens;
  • Identificar as personagens;
  • Uso do dicionário;
  1. Comparação de informações – sondagem oral;
  2. Percepção das relações de intertextualidade;
  3.  Percepção de outras linguagens;
  4.  Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
  5. Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e ou/políticos.
Recursos Utilizados:
Copias do texto;
Sala de multimídia, Datashow e computador ou sala de vídeo;
Avaliação:
Leitura e análise do conto, usando questões que contemplem as estratégias de leitura; produção de contos.
Fonte (Recursos):
Pausa para ler, vídeo de incentivo a leitura:
Uma leitura psicanalítica do personagem Samuel no conto Pausa de Moacyr Scliar – texto de apoio didático:
Vídeo – Biografia de Moacyr Scliar – programa “Espaço aberto”:
Clip/música – Epitáfio (Titãs):
http://www.youtube.com/watch?v=JdwSveD0m_o

Nenhum comentário:

Postar um comentário