Plano de Aula
Situação de Aprendizagem: Conto - narrativa.
Texto: “Pausa”, Moacyr Scliar.
Carliane Barbosa Manso
Objetivos Gerais:
Espera-se que o aluno possa desenvolver a competência
leitora e escritora, as habilidades através do reconhecimento das
características do gênero “Conto”, ouvir textos narrativos, produzir contos,
reconhecimento dos elementos da narrativa: tema, personagens, ação principal,
espaço e tempo, narrativa em primeira ou terceira pessoa, e a estrutura do
texto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Objetivos Específicos:
- Trabalhar
conceitos gramaticais;
- Desenvolver
a capacidade de analise das características da tipologia narrativa;
- Aumentar
a habilidade opinativa;
- Desenvolver
a habilidade de escrita de textos do gênero conto;
- Analisar
e identificar o gênero conto;
- Interpretar
e verificar os vários recursos utilizados pelo autor Moacyr Scliar;
- Identificar
aspectos e características do gênero;
- Caracterizar
o narrador do conto.
Público – Alvo: 7º e 8º Ano.
Conteúdos:
- Elementos
da narrativa;
- Leitura
de narrativas;
- Características
do conto.
Tempo Previsto: 6 aulas.
Competências e Habilidades:
Entender os elementos da narrativa, reconhecer elementos da
narrativa, analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
Estratégias:
- Dividir
a classe em grupos e distribuir copia do conto para os grupos;
- Leitura
feita entre os grupos e leitura em voz alta feita pelo professor, para
melhor entendimento do texto;
- Localização
de informações:
- Título,
autor, personagens, tempo, espaço, etc.
- Análise
do título;
- Motivo
que leva o personagem a sair todos os domingos de casa;
- Mudança
de nome (pseudônimo);
- Análise
de personagens;
- Identificar
as personagens;
- Uso
do dicionário;
- Comparação
de informações – sondagem oral;
- Percepção
das relações de intertextualidade;
- Percepção
de outras linguagens;
- Elaboração
de apreciações estéticas e/ou afetivas;
- Elaboração
de apreciações relativas a valores éticos e ou/políticos.
Recursos Utilizados:
Copias do texto;
Sala de multimídia, Datashow e computador ou sala de vídeo;
Avaliação:
Leitura e análise do conto, usando questões que contemplem
as estratégias de leitura; produção de contos.
Fonte (Recursos):
Pausa para ler, vídeo de incentivo a leitura:
Uma leitura psicanalítica do personagem Samuel no conto
Pausa de Moacyr Scliar – texto de apoio didático:
Vídeo – Biografia de Moacyr Scliar – programa “Espaço
aberto”:
Clip/música – Epitáfio (Titãs):
http://www.youtube.com/watch?v=JdwSveD0m_o
Nenhum comentário:
Postar um comentário